curso-paraquedismo-theory3_2x.jpg

TEORIA

A parte teórica dura cerca de 5 a 6h e tem como principal objetivo preparar o aluno para o primeiro salto, para que este decorra nas melhores condições de segurança possível.
É importante adotar uma posição de descida correta e constante e uma aterragem segura. Acima de tudo garantir que consegue lidar com qualquer incidente!
Durante esta formação o instrutor vai apresentar o equipamento, as mudanças na vela, técnicas de aterragem, gestão de incidentes e todo o processo.


curso-paraquedismo-briefing_2x.jpg


O BRIEFING

Antes de cada salto será sempre feito um briefing. Ou seja, serão apresentados os objetivos do salto, o que se espera no decorrer do mesmo e as técnicas a serem aplicadas. Serão relembradas todas as fases do salto e confirma-se que o aluno tem o equipamento todo para o salto de paraquedas. Antes de saltar, terá de ser analisado o tempo e vento e escolhido o circuito apropriado tendo em conta as condições meteorológicas do momento.

curso-paraquedismo-boarding_2x.jpg


O EMBARQUE

Após a conclusão do briefing, estamos prontos para o primeiro salto. Depois do aluno estar equipado, o instrutor realiza uma inspeção e aí sim, avançam para o embarque no avião. Por razões de segurança a aproximação ao avião é sempre feita pelas costas para evitar problemas com a hélice. O instrutor irá mostrar como embarcar e onde ficar no avião.

curso-paraquedismo-climbing_2x.jpg



SUBIDA AOS 4200M

Após a descolagem o aluno vai poder tirar o capacete para uma comunicação mais fácil. Durante a subida de 15 minutos o instrutor vai mostrar ao aluno a zona de salto vista de cima, o aluno vai rever todos os sinais e correções de posição e rever todos os pormenores a ter em conta durante o salto. Quando atingirem os 3000 metros o aluno tem de ligar o rádio e verificar novamente o paraquedas (pegas, correias e sistema de segurança).

curso-paraquedismo-exit_2x.jpg


SAÍDA DO AVIÃO

Depois dos 15 minutos de voo é altura para fazer as últimas verificações de segurança. O avião está em posição e procedemos à abertura da porta. Os primeiros paraquedistas vão sair e depois é a vez do aluno e dos seus instrutores. A convite dos instrutores o aluno aproxima-se da porta com os joelhos de frente para a asa! Um último suspiro, um aceno para sincronizar com os instrutores e o aluno dá um impulso avançar para fora do aviaõ acompanhado/a pelos seus instrutores.


OS 3 PRIMEIROS SALTOS

Para os três primeiros saltos o aluno é acompanhado por dois instrutores. Depois de sair do avião, em 10 segundos, o aluno vai atingir a velocidade de 200-220km/h. Durante estes três saltos os instrutores vão ajudar o aluno a ter um bom voo, uma posição correta, ajudar a verificar o altímetro e acima de tudo a relaxar e aproveitar esta nova sensação, a queda livre.



curso-paraquedismo-freefall-unattached_2

DO 4º AO 7ª SALTO

Estes saltos são acompanhados por um instrutor. São igualmente filmados e após a abertura do paraquedas o aluno continuam a ser acompanhados através de um intercomunicador. O aluno vai ter a oportunidade de aprender a fazer loops, front flips, back flips e divertir-se mais durante os saltos. Além disso, o aluno vai aprender mais sobre o voo paraquedas.

curso-paraquedismo-opening_2x.jpg


A BERTURA DO PARAQUEDAS

Aos 1500m se o aluno não conseguir abrir o paraquedas o instrutor abre-o pelo aluno, puxando o “hand-deploy” que fará com que o paraquedas se abra. Isto demora cerca de 2 a 4 segundos em 150 metros. Agora é responsabilidade do aluno verificar se o paraquedas está bem aberto e aplicar o que aprendeu na teoria do curso.

curso-paraquedismo-landing_2x.jpg


A  ATERRAGEM

Depois da abertura do paraquedas o aluno será acompanhado pelo seu instrutor via rádio. Este contacto é mantido durante todo o momento de voo com o paraquedas aberto e através do rádio serão dadas todas as indicações necessárias para que tenha uma aterragem suave e perfeita.

curso-paraquedismo-debriefing_2x.jpg


DEBRIEFING

De volta ao hangar será realizado um debriefing sobre o salto realizado. É neste momento que são analisados os vídeos realizados durante o salto, salientam-se os pontos positivos e negativos e os pontos a melhorar no salto seguinte.